Usada como desvio para quem vai e volta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Estrada Silvio Schirmer, conhecida como Estrada de Pains, em Camobi, foi bloqueada no final da tarde desta terça. Os moradores querem o asfaltamento do trecho de 1.800 metros. A poeira que invade as casas é uma das principais reclamações.
Tenho duas crianças pequenas que estão sempre com rinite por causa da poeira. Quando não é o pó, é o barral que se forma quando chove reclamou Antonio Reis Lima, 37 anos.
A confeiteira Vilma Machado de Paula, 52, sofre também.
A gente tem que trabalhar com o ar condicionado ligado. Não dá para abrir a porta comenta.
Os moradores queixam-se ainda da escuridão. De acordo com Luiz Alberto Sortica de Paula, 52, em razão de lâmpadas queimadas, o trecho tornou-se perigoso à noite. O protesto encerrou-se no início da noite.
O secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços, Tubias Calil, informou que está sendo formalizada uma parceria entre a prefeitura, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e um condomínio do local. O objetivo é asfaltar o trecho até a entrada da UFSM. No entanto, não há uma data certa de quando o trabalho deve ter início.
Quanto à iluminação, o secretário disse que não há rede baixa no local para que a energia seja viabilizada. Segundo ele, seria preciso fazer uma expansão da rede, mas, por enquanto, não há nada previsto.